quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Acalme sua ansiedade com 5 sentidos

 


Essa é um técnica da terapia cognitivo comportamental bem interessante, não só apenas para aliviar ansiedade mas para praticar a atenção plena. Mas o que é isso?

É voltar a sua atenção e percepção para o momento presente, para o aqui e agora. A ansiedade pode levar a gente pra bem longe, lá na terra dos “e ses” e “serás”, e por isso precisamos por vezes nos ancorar no presente até que a ansiedade dê uma trégua. Funciona assim:

Visão : observe algo que te faça bem, que te traga bons sentimentos. Exemplo: uma foto, a natureza, nascer ou pôr do sol, os seus bichinhos de estimação. Foque seu olhar nisso e deixe seu coração e mente se inundarem de pequenas alegrias.

Audição: se dê conta dos sons que te rodeiam. Se preferir, feche os olhos para isso. Concentre-se por uns instantes no barulho da rua, da tv ligada, da chuva, etc. Ouvir uma música que te faça sentir bem, focando nos instrumentos pode ser bem interessante também!

Olfato : perceba os aromas ao seu redor. Uma comida? Um incenso? Terra molhada? Café? Nada? Tá valendo ter com você algum cheirinho que te traga paz. Eu tenho um cordão que é tipo um difusor pessoal com cheirinho de lavanda, mas um creme de mão também funciona.

Paladar  : está sentindo algum sabor na sua boca? Do café que tomou, talvez, da bala ou chiclete que terminou a pouco. Procure saborear algo com gostinho de lembrança boa — pra mim é Nutella ! [mas atenção: com moderação! se isso for um gatilho para você, pule esse sentido!]

Tato : perceba a textura ou temperatura do que te cerca. O toque na sua roupa ou pêlo seu pet, a água (quente ou fresca) escorrendo pelo seu corpo no banho, o vento no seu rosto — até mesmo o vapor no seu rosto se estiver em algum lugar quente .

Vamos colocar em prática? Deixa o que achou aqui nos comentários e compartilhe esse post com os amigos!

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