sábado, 24 de outubro de 2020

Como Investir na bolsa de valores . O que são Ações ? Mercado e Derivativos ?

 


Primeiramente se você nunca ouviu falar em ações, Bolsa de valores, contratos futuros e derivativos, saiba que tudo faz parte de uma coisa chamado mercado de capitais. No mercado de capitais, são negociados títulos de valores mobilíarios, é um sistema complexo que proporciona liquídez aos títulos de emissão de empresas (Ações) viabilizando o processo de capitalização das empresas.

O mercado é constituído pelas Bolsas de Valores, instituições financeiras autorizadas e sociedade corretoras. Durante anos, todos os dias, menos finais de semanas e feriados são negociados no mundo Trilhões de Doláres na compra e venda desses ativos movimentando os preços todos os segundos. Tenham em mente que grandes fortunas e imperios foram surgidos na exploração desse meio que é extrematente rentavél e que promove o desenvolvimento de grandes nações. Todo país forte tem o mercado de capitais forte.

Bom, já que dei uma resumida no que é o mercado, agora vamos ás definições do que são: Ações, corretoras, fundos multimercado, renda fixa,ETFs, Opções . Como se cadastrar em uma corretora, negociar ( comprar/vender ativos ).

Ações

Também chamadas de papéis, são a pequenas parcelas que compõem o capital social de uma empresa. São pequenas unidades em forma de títulos que são emitidas por empresas e negociadas na Bolsa de valores .

Resemumindo, ao comprar uma Ação, você está adquirindo um pedaço de uma empresa , esse dinheiro que investimos nas empresas,elas usam para reinvestir no seu crescimento e por concequência no futuro redistribuir seus lucros aos acionistas.

ETFs

Do termo inglês, EXCHANGE-TRADED FUND , é um fundo de investimentos negociados nas bolsas como se fosse uma Ação, mas não é , ele são divididos em cotas e cada cota representa um investimento em varias empresas listadas na bolsa. A grande maioria acompanha um índice como o ETF BOVA11 que acompanha o índice Bovespa no Brasill.

Renda Fixa

É qualquer investimento que já tem um dendimento e regra de remuneração já definido. Como por exemplo poupança, CDB, LCI, LCA, Títulos do tesouro direto e várias outras aplicações .São geralmente negociados em Bancos.

Opções

É uma ferramenta do mercado, que são negociadas na bolsa de valores. Uma opçao da direito ao titular o direito de comprar ou vender um ativo, enquanto quem lança é obrigado a cumprir a transação. Existem 2 tipos de opções : call (opção de compra ) Put ( opção de venda).

Gostou deixe nos comentários o que achou ou suas dúvidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário