segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Hábitos para reduzir o estresse e ter uma vida mais tranquila

 




Viver estressada só acaba com a nossa saúde, tanto mental quanto física. O estresse  é uma reação do organismo que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas. O problema ocorre quando o estresse acaba sendo exagerado e contínuo.

Mas calma, se você é uma pessoa que se estressa com tudo a todo momento, temos como te ajudar. Existem diversos hábitos que você pode inserir na sua vida para reduzir o estresse e ter uma vida mais leve. Vamos lá!?

Pausa

Se de um descanso. Faça pausas entre suas tarefas e deveres. Respire, leia algo que goste ou escute uma música que ama. É importante conhecer qual o seu limite e o que te ajuda a relaxar. 

As pausas são essenciais para seu corpo e mente. Ela pode diminuir seu estresse, te ajudar a pensar em soluções e não só nos problemas, estimular a criatividade, entre outros diversos benefícios. 

Então, faça pausas durante seu dia, respire fundo, sinta o momento, observe o que te cerca e deixe sua mente mais leve. 

Descanso

Não só as pausas, mas os momentos de descanso também são fundamentais para ter uma vida mais leve. Tire um dia ou os finais de semana, de acordo com a sua rotina, para descansar de fato. Sem se preocupar com o que tem que resolver, descanse e aproveite o momento presente, afinal, tarefas para resolver sempre existirão. Você precisa saber quando é a hora de parar. 

Se descansar para você é estar com a família e amigos ou maratonar aquela série, ler um livro, fazer alguma atividade física ou qualquer outra que você aprecie. Não importa qual seja, descanse seu corpo e sua mente para os próximos dias. 

Um tempo offline

Você passa muito tempo nas redes sociais? Tá sempre lá rodando o feed do Instagram ou do Facebook? Vendo fotos lindas de pessoas viajando, comendo, fazendo exercícios, tendo uma vida “perfeita”? Você sabia que as redes sociais podem afetar sim na sua saúde? Estresse, ansiedade e até depressão são muito comuns em pessoas que utilizam em excesso as redes sociais. Elas não são só um canal de entretenimento, é preciso saber medir e controlar o tempo que você utiliza. 

Por isso, é fundamental tirar um tempo offline. Se desconecte das redes sociais pelo menos 1x na semana. Comece com algumas horas e vá evoluindo. 

Lembre-se que existe uma vida inteira fora delas, vida real, familiares, amigos e diversas outras atividades que podem ser feitas fora das redes. 

Quem você segue


Ainda falando de redes sociais, é importante você seguir pessoas que te façam bem, tragam sentimentos positivos e sejam realistas. Não siga pessoas que você não gosta só por seguir, não siga pessoas que te passem sentimentos negativos ao ver uma publicação dela. 

É importante se cercar de pessoas que acrescentem na sua vida e isso vale para redes sociais. 

Iniciando o dia

Depois de uma boa noite de sono, inicie o seu dia com calma e leveza. Levante quando o despertador toca, com calma. Faça um alongamento, medite, leia um livro. Tome um bom café da manhã, saboreando bem, note o gosto a temperatura e as sensações que aquele café está trazendo para você. 

Tire o tempo que você tiver e conseguir encaixar na sua rotina, nem que precise acordar alguns minutos antes, para se dedicar a você com calma e no momento presente. Isso, ao longo do dia, faz toda a diferença para manter uma vida mais leve. 

Folgas e férias

Aproveite ao máximo as folgas e férias. Você trabalhou muito ou até o dobro para a  chegada desses momentos. Não é hora de ficar estressado e se preocupando com coisas do trabalho. Tire esse tempo e se desconecte do seu trabalho ocasionalmente. 

Isso serve, principalmente, para quem tem negócio próprio. É comum trabalhar no final de semana e horários a mais que deveria. É hora de aproveitar o momento e se divertir, fazer coisas diferentes, conhecer lugares e pessoas novas e não de se estressar. Você merece tudo isso! 

Música


O poder que a música tem sobre nós, é algo mágico. Ouvir música traz diversas sensações e efeitos no nosso corpo. Dependendo do estilo, pode acalmar, trazer felicidade, sentimentos como saudade, gratidão, etc. Inclusive vários estudos mostram que a música pode ter efeitos positivos no cérebro liberando dopamina, mais conhecido como “hormônio do prazer”.

Com isso, a dica é: faça uma playlist com as músicas que você mais ama, escute e sinta essas músicas. Dance, pule, grite, cante junto. Mas sinta cada uma delas e terá uma vida mais leve.

Diário

Diário não é só para escrever o que viveu no dia e deu. É para desenvolver seu autoconhecimento. É para colocar sentimentos que você teve durante o dia, é para contar para você mesma a sua história. E vamos combinar, escrever deixa tudo tão leve. 

É um momento de desabafo, se você se estressou com algo, escreva e diminua a preocupação na sua mente, transfira ela para o diário e esqueça. A escrita também tem um poder estimulante para o nosso cérebro, principalmente quando feita á mão. 

Respeitar o momento

Respeite o momento que você está vivendo e pare de se estressar com coisas que não pode resolver no momento. Respeite as pessoas que estão com você e viva o presente. Não adianta estar em um jantar com a família ou amigos pensando nas demandas do trabalho para a outra semana. 

As tarefas do trabalho devem ser resolvidas no trabalho e possuem momentos para isso. As demandas da casa, a mesma coisa.

Essas foram algumas dicas que com certeza vão te ajudar a reduzir o estresse e ter uma vida mais leve. Lembre-se que você deve adaptar esses hábitos a SUA rotina e dentro da SUA realidade. Comece aos poucos, mas comece, adapte cada hábito se for necessário, mas não leve mais uma vida baseada no estresse. Não vale a pena e destrói sua saúde física e mental. 

Gostou das dicas? Nos conta aí nos comentários e se tiver mais alguma que não foi citada e você acha importante compartilhar! 

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